24/02/14
Itaú Acontece

Espaço Memória

Conheça o espaço que guarda a história e reúne documentos, imagens, vídeos e a memória de quem participou da trajetória do Itaú Unibanco

Uma instituição com a força do Itaú Unibanco tem muita história para contar. E é no Espaço Memória – núcleo coordenado pelo Itaú Cultural – que estão os registros da trajetória da empresa, que completa 90 anos de existência no dia 27 de setembro deste ano.

Localizado dentro do Itaú Unibanco Centro Empresarial, em São Paulo (SP), o Espaço Memória nasceu em 2003 e reúne mais de 150 mil itens, entre documentos, imagens, vídeos, arquivos audiovisuais, equipamentos e materiais de trabalho coletados ao longo do tempo. O espaço tem 400m2 de área climatizada para preservação do acervo e é constituído por uma área expositiva, reserva técnica para a guarda do acervo de documentos, salas de pesquisa e tratamento técnico, miniauditório para projeções e um café.

E para celebrar os 10 anos de existência do Espaço Memória, a curadora Denise Mattar, com o apoio da equipe de produção do Itaú Cultural, extraiu uma amostra do acervo com o objetivo de resgatar nove décadas da instituição em uma exposição comemorativa. Além de documentos, arquivos audiovisuais, equipamentos e materiais de trabalho, depoimentos de colaboradores foram transformados em narrativas gravadas por atores, que podem ser ouvidas na exposição, que fica até o final de maio no Piso Guajuviras, no Itaú Unibanco Centro Empresarial.

Entre os destaques da exposição, fotos dos colaboradores e das agências produzidas entre os anos 1920 e 1980, vídeos de grandes eventos institucionais e sociais que mobilizaram a organização – como o Prêmio Walther Moreira Salles, as Olimpíadas Itaú e o Concurso Miss Itaú – comerciais que marcaram época e máquinas de calcular a manivela usadas entre os anos 1920 e 1930 e nas décadas de 1950 e 1960.

Imagens: Alexandre Ondir