24/03/14
Papo Carreira

“Quem sai da zona de conforto se destaca”

A estudante de física e estagiária Maiara Andrade conta como foram seus primeiros meses no Programa de Estágio Corporativo do Itaú Unibanco

Por que o Programa de Estágio do Itaú despertou sua atenção?

Além de ter um nome forte no mercado, o Itaú é considerado uma das melhores empresas para iniciar a carreira. Me inscrevi no Programa de Estágio pois achei a proposta de desenvolvimento profissional muito interessante. Faço faculdade de Física na USP (Universidade de São Paulo) e nunca havia pensado em trabalhar em banco. Muitos estudantes acabam ficando na zona de conforto, mas acredito que quem sai da zona de conforto se destaca. Fui por um caminho diferente e estou gostando bastante. No início meus colegas achavam estranho uma estudante de física fazendo estágio em uma instituição financeira. Mas, agora que já sabem como é o programa, eles acham legal.

Como foi o processo seletivo?

Sou uma pessoa tímida e, como a entrevista não foi muito formal, consegui me soltar. Acredito que a minha base matemática forte e o pensamento lógico devem ter chamado a atenção.

Como é o seu dia a dia aqui no banco?

Comecei o estágio em novembro e estou aprendendo coisas novas a cada dia. O meu desenvolvimento profissional foi enorme em pouco tempo! Na minha área a gente trabalha por demanda. Semanalmente ocorre uma reunião para definir em quais tarefas cada integrante da equipe está envolvido. É um ambiente de aprendizado, mas não me sinto forçada sem estressada, pois o aprendizado ocorre de uma forma muito natural. Normalmente entro às 10h e saio às 17h para ir para a faculdade. No entanto, quando preciso estudar ou tenho prova, posso sair mais cedo. Assim, consigo levar as duas coisas tranquilamente.

Quais as suas principais atividades e responsabilidades?

Trabalho em Gestão de Risco de Crédito para Atacado, área responsável por fazer política de riscos de crédito para ser aplicada no dia a dia do banco. Agora, por exemplo, estou mapeando algumas políticas que estão um pouco fora da validade e analisando quais precisam ser canceladas, renovadas, etc.

Estagiar no Itaú mudou suas expectativas profissionais?

Com certeza. Comecei a me interessar por outras disciplinas, como economia e mercado financeiro. Quando me formar quero fazer uma pós-graduação em Engenharia Financeira. Assim, vou juntar os conhecimentos que adquiri no banco, o que aprendi com a física e dar um enfoque maior no mercado financeiro. E, claro, espero fazer a minha carreira no Itaú.