04/02/13
Pra Render Mais

Como encontrar vagas não publicadas

Pesquisas sugerem que 60% das oportunidades de emprego não são divulgadas. Mas é possível, sim, localizá-las!

Muitos candidatos não sabem que as vagas anunciadas online e em canais específicos são apenas a ponta do iceberg em relação ao número de oportunidades existentes no mercado. Abaixo, algumas dicas de como localizar as vagas que não são anunciadas para aumentar as suas chances de recolocação profissional.

Networking

Algumas empresas dão bônus a colaboradores que indicam profissionais e conseguem introduzi-los na equipe. Portanto, informe a todos, amigos, conhecidos do Facebook, vizinhos e ex-colegas, que você está em busca de uma nova colocação. Se algum deles souber de alguma vaga e acreditar que você tem as competências necessárias, certamente terá prazer em indicá-lo.

Redes sociais

Atualmente é imprescindível ter um perfil no LinkedIn. E vale o esforço para deixa-lo atrativo: relate a sua experiência e use palavras-chave para que os recrutadores encontrem o seu perfil na busca. Cada vez mais os recrutadores pesquisam na rede social os candidatos que se encaixam nas vagas abertas. O Twitter também é uma ótima fonte de empregos, já que profissionais frequentemente divulgam as oportunidades das empresas no microblog.

Contato direto

Se souber de alguma oportunidade, entre em contato com a empresa. Use o LinkedIn e até o Google para identificar quem da organização que pode encaminhar o seu currículo para o recrutador responsável e entre em contato. O importante é qualidade, e não quantidade: não envie o seu currículo para qualquer e-mail encontrado.

Feiras e congressos

Frequente os eventos nos quais possíveis empregadores da sua área podem estar. Leve cópias de seu currículo e troque cartões de visita. Você pode elegantemente puxar conversa com os demais participantes para aumentar a sua rede de contatos.

Fonte: The Guardian