24/03/14
Pra Render Mais

7 erros que os universitários cometem ao procurar um emprego

Encontrar um lugar ao sol no mercado de trabalho não é uma tarefa simples – principalmente para estudantes e profissionais recém-formados. Evite as falhas mais comuns e saia na frente na competição!

  1. Tentar seu pau para toda obra
  2. Você obteve diversos conhecimentos na faculdade, fez atividades extracurriculares e trabalho voluntário. São muitas as funções que pode exercer em uma empresa, certo? Não adianta se candidatar a oportunidades que não estão diretamente relacionadas com o seu objetivo profissional.

  3. Acreditar que os empregadores vão bater na sua porta
  4. Era uma vez, há muitas gerações, uma história em que as empresas corriam atrás dos estudantes e recém-formados das universidades renomadas. Fim do conto de fadas, afinal isso geralmente não acontece mais (ok, sempre há exceções). Lute para entrar com o pé direito no mercado de trabalho: participe dos eventos que promovem contatos entre estudantes e empresas, faça networking e busque sempre aprimorar as suas habilidades.

  5. Não pesquisar sobre a empresa e a vaga
  6. Antes de se inscrever em um processo seletivo, reserve um tempo para analisar o que a empresa está buscando, sua área de atuação e seus valores.

  7. Depender de oportunidades divulgadas
  8. Pesquisas mostram que apenas 15% das oportunidades são divulgadas. Muitas vagas não são anunciadas em sites de recrutamento, mas isso não significa que você é carta fora do baralho. Aborde as empresas enviando o seu currículo e procure estabelecer relacionamentos com profissionais que trabalham nas organizações dos seus sonhos.

  9. Ter um perfil assustador nas redes sociais
  10. Os anos na faculdade provavelmente será um dos melhores momentos da sua vida. Mas lembre-se que os recrutadores conseguem investigar sua vida no Google, Facebook, Instagram e até desenterrar comentários desagradáveis que você deixou no perfil de um colega.

  11. Vestir-se como um estudante
  12. Nada pior do que se fantasiar para participar de uma entrevista. Mas o escritório também não é o lugar de ser você mesmo de bermuda e chinelo. Cuide da sua imagem profissional.

  13. Afunilar as oportunidades
  14. Não é porque você se formou em engenharia que precisa trabalhar somente em empresas de engenharia. Quase toda firma precisa de um engenheiro. Em outras palavras: não tenha medo de se aventurar em outras indústrias.

Fonte: Careerealism