Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Sobre o programa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação, tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. A proposta disponibiliza aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e na aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais.

Saiba mais

Como Funciona

O programa está estruturado em duas fases. Nos anos pares, como estratégia de mobilização dos professores, é realizado um concurso de textos. Nos anos ímpares, o programa intensifica as atividades de formação direcionadas aos professores com diversas estratégias, como seminários, cursos presenciais e à distância, espaços para reflexão sobre a prática pedagógica e entrega de material didático.

Saiba mais

Edição 2010

A edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi lançada no início de março, no Rio de Janeiro. Nesse ano, a Olimpíada chegou a 5.488 cidades, atingindo 99% dos municípios do País. Ao todo foram computadas 239.435 inscrições de professores de 60.123 escolas de todo o Brasil. Mais de 7 milhões de alunos foram envolvidos na ação.

Saiba mais

Prêmios

Em 2009, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi contemplada com o Prêmio Corporate Citizen of the Américas Award, que reconhece projetos privados de combate à pobreza no continente, concedido pela Fundação pelas Américas, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA). O programa foi premiado na categoria Educação, que comporta projetos promotores do desenvolvimento por meio da educação.

Em 2005, o Escrevendo o Futuro recebeu o Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na categoria Organização, que destaca experiências, personalidades e organizações que ajudam o Brasil a avançar nas metas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comunidade Virtual

A Comunidade Virtual é mais um espaço para o encontro dos professores que já fazem parte da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Ao participar, os professores podem conversar sobre ensino de Língua Portuguesa, discutir ideias, planejar ações, compartilhar informações e fazer amigos.

O cadastro na Comunidade possibilita a participação em atividades à distância como discussão no Fórum e cursos sobre ensino da língua materna na perspectiva de gêneros textuais.

Embora tenha sido criada para os participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, todos os educadores interessados no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos gêneros podem se cadastrar na Comunidade Virtual .

Saiba mais