Itaú Criança

Sobre o programa

Criado em 2006 com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, o programa coloca a rede de agências Itaú Unibanco a serviço do direito à educação de qualidade e, para isso, mobiliza colaboradores, clientes, parceiros e comunidade.

Saiba mais

Edição 2010

Toda a comunidade foi convidada a participar de um gesto simples e que contribui imensamente para o desenvolvimento das crianças de até seis anos: a leitura.

Foi realizada uma campanha nacional de incentivo à leitura para crianças com até seis anos de idade. Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais pessoas que aderem à mobilização têm acesso gratuito a kits com quatro livros infantis, um folheto com dicas para contar histórias e um adesivo para ajudar a disseminar a ideia.

A campanha é focada na leitura para crianças de até seis anos porque é nesta faixa etária que se formam as personalidades e se criam as preferências de hábitos, inclusive culturais. Estudos comprovam que a relação com os livros nesse período é um fator determinante no desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Números:
  • 16 milhões de livros disponibilizados para doação
  • Mais de 4.000 pontos da rede Itaú Unibanco participantes em todo o Brasil

Edição 2009

Continuidade do programa com foco no direito à educação, com ações de adoção de escolas públicas para incremento das bibliotecas.

Participação das agências Unibanco em conjunto com agências Itaú.

Números:
  • Distribuição de 2 milhões de cartilhas “Guia da Educação em Família” do programa Educar para Crescer (Abril) e Movimento Todos pela Educação para as escolas
  • 1.496 novas escolas públicas, além das cadastradas em 2008, passaram a integrar o projeto e receberam doações para suas bibliotecas
  • 2.867 agências participantes
  • Rally Itaú Criança: engajamento da administração central com 47 equipes e 1.860 participantes

Edição 2008

Em 2008, o programa fortaleceu sua estrutura com um hotsite dinâmico onde as agências encontravam uma lista de escolas próximas com potencial para adoção.

Além dos livros arrecadados nas agências e do kit doado pela Fundação Itaú Social e editoras parceiras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo), as 1.714 escolas parceiras também foram contempladas com uma biblioteca móvel para levar as obras com mais facilidade até as salas de aula.

Envolvimento nos Polos Administrativos

Desafio de envolver as equipes dos polos administrativos com os objetivos do Itaú Criança de uma forma diferente da adotada nas agências.

Em outubro de 2008, foi lançado o Rally Itaú Criança, uma grande gincana social que mobilizou os funcionários do Itaú lotados no Centro Empresarial Itaú Unibanco.

Números:
  • Mais de 1.700 escolas públicas apoiadas
  • Mais de 260.000 livros doados pela Fundação Itaú Social e pelas editoras parceiras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo)
  • Mais de 3.000 colaboradores participaram do Rally Itaú Criança

Edição 2007

Em seu segundo ano, o tema do programa foi "Toda Criança Tem Direito à Educação de Qualidade".

Foi estabelecida parceria com o movimento Todos pela Educação. Houve mudança de estratégia de envolvimento da comunidade: as agências foram convidadas a estabelecer parceria com escola pública próxima e os clientes estimulados a assinar um livro comprometendo-se com a educação de qualidade.

Números:
  • Mais de 2 mil agências se envolveram com o programa
  • 41.039 livros foram arrecadados pelas agências, que se somaram aos milhares de kits produzidos pela Fundação Itaú Social e pelas editoras parceiras (Abril, Paulus, DCL, Melhoramentos e Positivo) com 100 obras da literatura brasileira

Edição 2006

No primeiro ano do programa, houve distribuição de cartilhas, ambientação das agências e da administração central e entrega de folhetos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação que permite a destinação do imposto de renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ação de arrecadação de livros entre colaboradores, clientes, parceiros e pessoas da comunidade.

Números:
  • 2 milhões de livros doados
  • 1,8 milhões de crianças beneficiadas, atendidas pela Pastoral da Criança