No seu dia a dia

Matérias

Programa Cidades Sustentáveis

O crescimento das cidades tem se traduzidoemdificuldades para se deslocar de um lugar a outro, poluição ambiental e sonora, falta de áreas verdes e de acessibilidade, entre muitas outras questões que fazem parte da vida urbana atual.Esse cenário pode ser transformado com o envolvimento de todos os cidadãos, empresas, organizações sociais e governos.

É essa a proposta do Programa Cidades Sustentáveis, uma rede de organizações da sociedade civil criada para sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.O Itaú é parceiro da ação, que nasceu por iniciativa do Instituto Ethos, da Rede Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

O Cidades Sustentáveis desenvolveu uma plataforma estruturada em quatro eixos para facilitar a adesão de gestores públicos e demais cidadãos ao programa:

1 – Ferramentas


    Plataforma Cidades Sustentáveis – Agenda para a sustentabilidade das cidades, abordando as diferentes áreas da gestão pública e incorporando, de maneira integrada, as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

    Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma e indicadores básicos que farão parte dos compromissos de prefeitos e candidatos.

    Boas Práticas: casos exemplares e referências nacionais e internacionais de práticas sustentáveis em cidades.

2 – Mobilização


    Campanha para os candidatos a cargos políticos adotarem a Plataforma e assumirem compromissos com o Programa Cidades Sustentáveis.

    Campanha para os eleitores valorizarem os candidatos comprometidos com o programa.

3 – Compromisso


Partidos políticos e candidatos às eleições municipais podem firmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso.


4 – Benefícios às cidades participantes


As cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas, trocarão experiências com outras cidades e farão parte de uma rede que promove a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

A gestão das atividades é feita pela Associação Amigos da Praça Victor Civita, com envolvimento de empresas, instituições públicas, ONGs e da comunidade. Para saber mais e conhecer a programação da praça, acesse http://pracavictorcivita.abril.com.br


Participe você também

Você também pode apoiar o Programa Cidades Sustentáveis, apresentando relatos de boas práticas, sugestões para debater a sustentabilidade em seu município ou divulgando o programa entre seus amigos e familiares, por exemplo. Há muitas outras maneiras de fazer parte. Descubra!


O Itaú e a mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um tema importante para o Itaú, uma vez que nossas atividades estão concentradas nas cidades. Clique aqui e conheça outras ações que promovemos.


Saiba mais

Entre no site do programa e conheça melhor esta iniciativa: http://www.cidadessustentaveis.org.br