10/06/13
Pra Render Mais

Gerenciamento de tempo: primeiro o mais importante!

Você tem a impressão de que os dias e meses estão passando rápido demais? Veja como distribuir as atividades e aproveitar melhor cada minuto

A Matriz da Administração do Tempo de Stephen Covey, autor do best-seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, nos ajuda a gerenciar e maximizar as horas diárias. As atividades urgentes são aquelas que exigem atenção imediata e são frequentemente associadas com os objetivos de outras pessoas. Um telefone que toca é urgente. Já as atividades importantes tem a ver com resultados e estão correlacionadas com a realização dos nossos objetivos pessoais e profissionais.

As pessoas que não se preocupam em gerenciar as horas diárias costumam gastar 90% do tempo no quadrante I, e boa parte dos 10% restantes no quadrante IV, dedicando pouca atenção aos quadrantes II e III. Resultado: estresse e sentimento de que elas estão sempre administrando crises e apagando incêndios.

Já as pessoas eficazes investem a maior parte do tempo no quadrante II, e procuram reduzir ao máximo a dedicação no quadrante I. Ou seja, elas não vivem voltadas para os problemas, e sim para as oportunidades. Seguem três dicas para você também mudar o foco do quadrante I para o II:

  1. Use o tempo em ligações, não em e-mails. É muito mais rápido fazer uma ligação e receber respostas imediatas do que ficar esperando alguém responder uma mensagem.

  2. Planeje o seu dia. O planejamento deve incluir a preparação para reuniões, telefonemas e um tempo para adquirir novos conhecimentos.

  3. Evite distrações. As pessoas costumam gastar cerca de 20% dos preciosos minutos em atividades improdutivas.

Fonte: Betts Recruiting