No Itaú

Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis

As empresas do setor financeiro são responsáveis pela gestão dos recursos que movimentam toda a economia e, como tal, podem contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento sustentável. A consciência sobre esse papel tem feito com que as finanças sustentáveis ganhem cada vez mais importância no mundo.

Mas, afinal, o que são finanças sustentáveis e como esse conceito está presente no dia a dia das instituições que atuam nesse mercado? O princípio básico é a integração de critérios sociais e ambientais, além dos econômicos, às atividades, produtos, serviços e relacionamentos da organização. Isso significa, por exemplo, analisar o risco socioambiental na hora de conceder crédito, escolher as empresas nas quais a instituição irá investir, ou, ainda, realizar programas de educação financeira voltados aos clientes.

Para fomentar a discussão sobre o tema, promovemos o Programa Itaú de Finanças Sustentáveis que tem como objetivo promover o debate e a produção de conhecimento na área acadêmica e jornalística sobre o tema.