No seu dia a dia

Matérias

No Rio, vá de bike

Ecologicamente corretas, bicicletas já fazem parte da rotina do transporte no Rio de Janeiro.
Usar a bicicleta para se locomover pela cidade é uma opção benéfica para as pessoas e para o planeta. Pedalar ajuda a manter o condicionamento físico e a reduzir o estresse. Não polui, evita a ocupação de áreas centrais por estacionamentos e reduz os engarrafamentos. E ainda estimula uma saudável convivência com o espaço público, contribuindo para a qualidade de vida e a humanização das cidades.

Por estas características, a integração da bicicleta à malha de transporte urbano é uma realidade em várias cidades do mundo. E, agora, também no Rio de Janeiro, graças ao programa Bike Rio, uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da concessionária Serttel, em parceria com o Banco Itaú.

No total, 60 estações de aluguel de bicicletas estão sendo instaladas em pontos estratégicos no centro e nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca e Flamengo. As estações são interligadas por sistema de comunicação sem fio e alimentadas por energia solar.

São 600 bikes a um valor acessível – R$ 5,00 ao dia ou R$ 10,00 ao mês –, disponíveis sete dias por semana, das 6h00 às 22h00. Para utilizá-las, basta ligar para a central de atendimento identificada na estação. A liberação é feita na hora. Antes, contudo, é preciso cadastrar-se no site do programa.

O usuário pode retirar a bicicleta quantas vezes desejar, com um intervalo de quinze minutos, usá-la por até 60 minutos ininterruptos e devolvê-la em qualquer estação. As bicicletas são confeccionadas em alumínio, têm marchas, selim regulável, guidão emborrachado, sinalização e sistema de trava eletrônica. E, com seus tons laranja, ajudam a colorir ainda mais o cenário da cidade maravilhosa.

Clique aqui para ver o vídeo da iniciativa.

Para saber mais acesse:
http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp