No seu dia a dia

Matérias

Ecodesign Industrial

Não basta usar materiais reciclados ou recicláveis nem técnicas artesanais para produzir produtos mais "verdes" ou sustentáveis.

O Ecodesign já adquire um caráter industrial tanto nos projetos premiados como nos projetos concorrentes no Idea Brasil, uma versão brasileira do Idea Awards americano, um prêmio de design patrocinado pela Associação de Designers Industrial (IDSA) nos Estados Unidos e a revista BusinessWeek. O vencedor do prêmio deste ano foi o sabonete Natura Ekos.

Criado para evitar desperdício, ele é vendido em lascas ou gomos e ainda dá a possibilidade ao consumidor de poder até fatiá-lo. Em segundo lugar ficou a E-board da Osklen, prancha de surfe fabricada com resina à base de água, óleo vegetal, bambu certificado e pigmento orgânico.

O terceiro lugar foi dividido entre a bicicleta da Pense Brinquedos (feita de madeira com PET reciclado, com guidão de alumínio e borracha) e o reciclador de óleo de cozinha da Reciprátik, que faz sabão caseiro com a adição de água e soda cáustica. Diante da grande demanda por sustentabilidade, devido às condições climáticas do nosso planeta, o Ecodesign surge como atividade profissional e inovadora.

Fonte: Estadão